Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA Engineering in Agriculture?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

Cadastro e login são obrigatórios para submissão de documentos online e verficar o estágio de submissões.

 

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES


1 - INFORMAÇÕES GERAIS

A Revista de Engenharia na Agricultura publica Artigos e Notas Técnicas originais, nas várias áreas da Engenharia Agrícola e Ambiental ou áreas afins. O trabalho deverá estar rigorosamente dentro das normas propostas abaixo, sendo isso condição essencial para que possa ser submetido à avaliação para publicação. O autor deve cadastrar-se no portal da revista (www.seer.ufv.br) e submeter o trabalho, caracterizando-o como Artigo ou Nota Técnica.
Serão aceitos trabalhos redigidos em Português, em Castelhano, ou em Inglês. Os trabalhos devem ser concisos, não ultrapassando 20 laudas, incluindo figuras e quadros. Deverá ser apresentado em versão ad hoc, ou seja, no corpo do trabalho não deverá constar o nome dos autores.

2 – PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

O autor deverá efetuar o pagamento no valor de R$ 90,00, correspondente à ajuda de custo de publicação e divulgação dos exemplares de seu artigo, ressaltamos que todos os artigos a partir do vol. 16, N.2 serão incluído no DOI (Digital Object Identifier - Identificador Digital de Documentos). O pagamento deverá ser feito somente no momento em que o artigo for aceito para publicação. A requisição de pagamento dessa taxa será enviada via e-mail para o primeiro autor de cada artigo. O pagamento deverá ser feito Via Fundação Arthur Bernardes, FUNARBE, conforme instruções abaixo.

• Acessar a página da UFV: www.ufv.br
• Entrar no Link respectivo à FUNARBE
• Já no site da FUNARBE, acessar Cursos e Eventos
• Escolher a opção Revista Engenharia na Agricultura
• Digitar o CPF do responsável pelo pagamento do artigo
• Gerar Boleto.

3 - EDIÇÃO E COMPOSIÇÃO DO ARTIGO

3.1 - Artigo Científico

O artigo deverá ser editado em processador eletrônico WORD FOR WINDOWS (versão 2000, 2003 ou XP), com configuração de papel A4 (210 x 297 mm), fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, recuo especial de primeira linha 0,5 cm, 1,5 linha entre linhas. As margens deverão ser configuradas conforme as seguintes dimensões: superior: 2,5 cm, inferior 3 cm, esquerda 2,5 cm, direita 2,5 cm, cabeçalho 2 cm e rodapé 2cm.
O artigo deverá ser organizado, respectivamente, em TÍTULO, RESUMO, ABSTRACT, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS com letras maiúsculas, em fonte Times New Roman, tamanho 11 e em negrito, com posicionamento justificado. O texto que compõem o tópico conclusões deverá estar com marcador (●) em cada parágrafo. Em caso de agradecimentos, este item deverá vir após as conclusões. Os espaços (Enter) entre os TÍTULOS e o texto devem ser dois (2) antes e um (1) depois dos títulos. No corpo do texto não deve constar nenhum título ou subtítulo além dos descritos acima.

3.2 – Nota Técnica

A nota técnica deverá ser indicada antes do título do trabalho com letras maiúsculas, seguida de dois pontos e em fonte Tymes New Roman, tamanho12, alinhamento justificado, em negrito e sublinhado (ex: NOTA TÉCNICA:). A nota técnica deverá ser editada em processador eletrônico WORD FOR WINDOWS (versão 2000, 2003 ou XP), com configuração de papel A4 (210 x 297 mm), fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, recuo especial de primeira linha 0,5 cm, 1,5 linha entre linhas. As margens deverão ser configuradas conforme as seguintes dimensões: superior: 2,5 cm, inferior 3 cm, esquerda 2,5 cm, direita 2,5 cm, cabeçalho 2 cm e rodapé 2cm.
A nota técnica deverá ser organizado, respectivamente, em TÍTULO, RESUMO, ABSTRACT, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS com letras maiúsculas, em fonte Times New Roman, tamanho 11 e em negrito, com posicionamento justificado. O texto do tópico conclusões deverá estar com marcador (●) em cada parágrafo. Em caso de agradecimentos, este item deverá vir após as conclusões. Os espaços (Enter) entre os TÍTULOS e o texto, devem ser dois (2) antes e um (1) depois dos títulos. No corpo do texto não deve constar nenhum título ou subtítulo além dos descritos acima.

3.3 - Autores

Serão permitidos, no máximo, 5 autores, se ultrapassar quantidade permitida serão automaticamente excluídos os últimos nomes; os nomes dos autores devem ser apresentados, sem abreviações abaixo do título, com chamada de rodapé feita com números arábicos, indicando titulação e endereço eletrônico com fonte Times New Roman, tamanho 9. Na nota de rodapé, deverá constar a filiação completa dos autores.

3.3.1. Citação dos nomes dos autores – Autores Rodapé
A titulação do autor deve seguir a seqüência indicada abaixo e separadas por vírgula:
Ex: 1- Engenheiro Agrícola, Professor da UFV/Viçosa-MG, abcd@email.com.br
1- Formação Profissional do autor
Informar a formação do profissional sem abreviação
Ex: Engenheiro Agrícola, Agrônomo, etc..
2- Profissão e instituição
Informar a profissão atual e o endereço da instituição que trabalha
Ex: Professor Titular da UFV/Viçosa-MG
Obs.: Informar somente a sigla da instituição e abreviar o estado
3- E-mail
Informar apenas um email principal por autor, para o encaminhamento de correspondências eletrônicas

3.4 - Resumo e Abstract

As palavras Resumo e Abstract deverão estar em caixa alta, posicionadas ao centro da 1ª página. A palavra RESUMO deve estar precedida pelo título do artigo e nomes de autores. Após as palavras-chave, segue-se o ABSTRACT, centralizado e abaixo desse, o nome do artigo em inglês em caixa alta e negrito. Ambos devem ser seguidos, respectivamente, por Palavras-chave e Keywords, após os textos. O resumo e o abstract devem estar com fonte Times New Roman, tamanho 10, sendo que os títulos devem estar centralizados e o texto justificado, com espaçamento entre linhas simples.

Nota: Exige-se que o abstract seja revisado por pessoa credenciada, que possa emitir certificado de tradução de texto.

3.5 – Palavras-chave e keywords

Devem ser apresentadas até seis (6) palavras-chave e keywords imediatamente após o Resumo e o Abstract em ordem alfabética. Devem ser elaboradas de modo que o trabalho seja rapidamente resgatado nas pesquisas bibliográficas. Não podem ser retiradas do título do artigo. Digitá-las em caixa baixa, com alinhamento justificado e separado por vírgulas. Não devem conter ponto final.

3.6 – Figuras e Quadros

Ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, mapas, etc.) devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que aparecem no texto; devem ser citadas como Figuras ou Quadros (e não como Tabelas). As figuras e gráficos devem ser padronizadas não ultrapassando 6 cm e 7 cm de altura e largura, respectivamente, e devem ser enviadas em escala de cinza ou preto e branco. As legendas devem ser apresentadas na mesma página em que se encontram as Figuras ou Quadros. As palavras Figura ou Quadro devem aparecer em negrito e com apenas a inicial maiúscula e seguidas de ponto (Ex.:Figura 1.).
As Figuras deverão ser apresentadas nítidas e com contraste, inseridas no texto após a citação das mesmas e também em arquivos à parte salvas em extensão TIFF ou JPEG com resolução de 300 dpi. Os quadros deverão ser inseridos no texto depois da devida citação no texto. Deverão ser elaboradas preferencialmente em Excel, com letra Times New Roman, tamanho 10, sem negrito, salvos em extensão XLS e transformados em TIFF ou JPEG com resolução de 300 dpi.
As legendas dos Quadros devem ser apresentadas anteriormente à apresentação dos mesmos, sem pontuação final e as das Figuras devem ser apresentadas posteriormente às mesmas, com pontuação final. Os quadros e as Figuras não devem ultrapassar as margens da página. Apenas as figuras estritamente necessárias, “chamadas” no corpo do texto, deverão ser apresentadas no trabalho.

3.7 – Símbolos e Fórmulas

Os símbolos e fórmulas deverão ser feitos em processador que possibilite a formatação para programa Indesign (ex: MathType, Equation, etc.), sem perda de suas formas originais. As Unidades e Medidas devem obedecer ao Sistema Internacional de Unidades, e a nomenclatura científica devem estar com os nomes científicos sempre em itálico de acordo com as normas da ABNT.
3.8 – Referências Bibliográficas

As Referências Bibliográficas da Revista de Engenharia na Agricultura estão normalizadas conforme a NBR6023/2002 da ABNT. A exatidão das referências constantes da listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do (s) autor (es) do artigo. Nas Referências devem-se apresentar todos os autores do documento científico (fonte), o nome do periódico deve ser descrito por extenso (não deve ser abreviado), em toda referência deve-se apresentar o local de publicação (cidade), descrito no lugar adequado para cada tipo de documento, as referências devem ser ordenadas alfabeticamente e o espaçamento entre citações deve ser duplo.

3.8.1 – Exemplificação

ARTIGO EM PERIÓDICO

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n.2, primavera 1998.

TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex, Brasília, DF, ano 1, n. 1, p. 18-23, fev. 1997.
TRABALHO APRESENTADO EM CONGRESSO E OUTROS EVENTOS

RAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado em objetos. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

LIVRO

a) livro no todo

SILVA, S.I. Processamento pós-colheita dos frutos do cafeeiro. Belo Horizonte: Ícone Editora Ltda, 1999. 125 p.

b) parte de livro com autoria específica

FONSECA, S. I.; PEREIRA, L. Tratamento das águas residuárias. In: SILVA. S. I.; PIMENTEL, M. C. (eds.). A cultura do cafeeiro. Viçosa: UFV, 2003, p.154-155.

c) parte de livro sem autoria específica

MARTIM, L. C. T. Nutrição de bovino de corte em confinamento. In:______. Confinamento de bovino de corte. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1968. cap. 3, p. 29-89.

d) dissertação e tese

GONÇALVES, R. A. Preservação da qualidade tecnológica de trigo (Triticum aestivum L.) e controle de Rhyzopertha Dominica (F.) durante o aramazenamento em atmosfera controlada com CO2 e N2. 1997. 52 f. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1997.

Nota: “A folha é composta de duas páginas: anverso e verso. Alguns trabalhos, como teses e dissertações são impressos apenas no anverso e, neste caso, indica-se f. (ABNT, NBR6023/2002, p. 18).

DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

As obras consultadas online são referenciadas conforme normas específicas para cada tipo de documentos, acrescidas de informação sobre o endereço eletrônico apresentado entre braquetes (< >), precedidos da expressão “Disponível em:” e data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

Nota: “Não se recomenda referenciar material eletrônico de curta duração nas redes.” ( ABNT, NBR6023/200, p. 4).

a) livro no todo

TAKAHASHI, T. (coord.). Tecnologia em foco. Brasília: Socinfo/MCT, 200. 90 p. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2000.

b) parte de livro

TAKAHASHI, T. Mercado, trabalho e oportunidades. In: ______. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Socinfo/MCT, 2000. Cap. 2, p. 13-24. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2000.

c) parte de congresso seminário, etc.

GIESBRECHT, H. O. Avaliação de desempenho de institutos de pesquisa tecnológica: experiência de projeto excelência na pesquisa tecnológica. In: CONGRESSO ABIPTI, 2000, Fortaleza. Gestão de institutos de pesquisa tecnológica. Fortaleza: Nutec, 2000. Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2000.

d) tese

SILVA, E. M. Arbitrariedade do signo: a língua brasileira de sinais (LIBRAS). 1997. 144 p. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos de língua) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997. Disponível em: teses.htm>. Acesso em: 28 nov. 2000.

e) artigo de periódicos (acesso online)

RESENDE, A. M. G. Hipertexto: tramas e trilhas de um conceito contemporâneo. Informação e sociedade, Recife, v. 10, n. 1, 2000. Seção Educação. Disponível em:. Acesso em: 30 nov. 2000.

f) citação de fórmulas


CV = . 100 (1)



em que (não se deve usar dois pontos)

CV = coeficiente de variação (não se deve usar dois pontos [:] depois do símbolo )
S = Desvio padrão (mm3)
_
V = Volume médio dos valores observados (mm3)

Nota: Abaixo de todas as fórmulas utilizadas e presentes no corpo do texto deve constar a legenda com seus itens indicando a unidade de medida adequada, construída da forma indicada acima e não descrita através de texto.



TRABALHOS PUBLICADOS EM CD

EUCLIDES, V. P. B.; OLIVEIRA, M. P. Avaliação de cultivares de Panicum maximum em pastejo. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 36., 1999, Porto Alegre. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Zootecnia/Gmosis, [1991] 17 par. CD-ROM. Forragicultura. Avaliação com animais. FOR-020.

4 – PROCESSO DE TRAMITAÇÃO DE ARTIGO

Os artigos submetidos para publicação na Revista de Engenharia na Agricultura são encaminhados via sistema online (http://www.seer.ufv.br) ao conselho editorial para a averiguação do cumprimento das normas técnico-científicas apresentadas nas informações aos autores, disponíveis no referido site e na revista impressa. Posteriormente, o artigo é encaminhado para dois (2) consultores Ah doc para emitirem seus pareceres. Se aprovado ambos os pareceres são enviados para os autores para correções, se necessárias. Após corrigidos, os trabalhos passam por revisão ortográficas, Nomenclaturas Científicas e Referências bibliográficas. Por fim, são enviados para os editores científicos e logo após, enviados para editoração e publicação. Os artigos serão publicados em ordem de aprovação


Revista Engenharia na Agricultura
Departamento de Engenharia Agrícola
Universidade Federal de Viçosa - UFV
CEP: 36.571-000 - Viçosa-MG.
Campus Universitário
Av. P.H.Rolfs, s/n
Telefone (0xx31)3899-1858
Fax(0xx31)3899-2735

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todas os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 5MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O artigo deverá ser editado em processador eletrônico WORD FOR WINDOWS (versão 2000, 2003 ou XP), com configuração de papel A4 (210 x 297 mm), fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, recuo especial de primeira linha 0,5 cm, 1,5 linha entre linhas. As margens deverão ser configuradas conforme as seguintes dimensões: superior: 2,5 cm, inferior 3 cm, esquerda 2,5 cm, direita 2,5 cm, cabeçalho 2 cm e rodapé 2cm.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Engenharia na Agricultura, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita a autorização expressa da direção da REVENG. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Cada autor receberá um exemplar da revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.